Tema para 2017
Responder ao apelo do 17 DE OUTUBRO para erradicar a pobreza : um caminho que nos leva a criar sociedades pacíficas e inclusivas

Selecione um país para afixar o seu tema e descobrir os eventos correspondentes

Caxambu, Petropolis - Sábado 21 Outubro 2017 - Atividades culturais e toma de palavra

Aproveito para lembrar que no dia 21/10 estaremos realizando um evento na comunidade do Caxambu, Petrópolis, No âmbito do "Dia Mundial para a Erradicação da Miséria" com atividades culturais e toma de palavra de seus moradores.

Sejam todos muito bem-vindos!

Segue o link da RFI com a entrevista feita com o Eduardo no marco do Dia Mundial pela Erradicação da Miséria.

http://br.rfi.fr/geral/20171016-atd-quarto-mundo-extrema-pobreza-nao-e-a...

Caxambu, Petropolis
Brasil

Beja - Segunda 16 Outubro 2017 - Semana Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social

Semana Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social em Beja.

Rua do Ala Esquerda 20
Beja
Portugal

Lisboa - Terça 17 Outubro 2017 - Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social em 2017

Pretende-se mobilizar a sociedade portuguesa, sensibilizando-a para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto violações de Direitos Humanos.
Pretende-se ainda que a Iniciativa mantenha a sua expressão nacional e que no futuro possa ser uma iniciativa europeia. Neste sentido, está aberta à participação de todas as entidades interessadas que promovam atividades de mobilização e de sensibilização à luta contra a pobreza e exclusão social.

Espera-se que estas atividades:
- Contribuam para a sensibilização da problemática em causa
- Apelem à participação e ao ativismo- Abranjam tanto quanto possível todos os públicos envolvendo diferentes áreas e sectores da sociedade civil
- Envolvam, sempre que possível, a participação de pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social
- Permitam o uso de recursos das organizações, reduzindo custos Metas Tendo por base a mobilização e a participação dos anos anteriores, envolver no mínimo o mesmo número de participantes.

Data: 17 a 24 de Outubro de 2017

Contactos
Para mais informações: combatepobreza [at] gmail [dot] com
Visite-nos em: https://combatepobreza.wordpress.com
Faça a sua inscrição em: https://combatepobreza.typeform.com/to/v9wD3p

Lisboa
Portugal

Lisboa - Quarta 18 Outubro 2017 - Participação como Condição para a Inclusão Social

No âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – 17 de Outubro, a EAPN Portugal tem reforçado a visibilidade da sua ação, desenvolvendo um conjunto de iniciativas para que a data seja de facto um marco na luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal e que em paralelo, promova a participação de todos os atores no combate à pobreza e exclusão, sobretudo, daqueles que se encontram numa situação de desfavorecimento social. A EAPN Portugal tem constituídos por todo o país, Conselhos Locais de Cidadãos, integrados por cidadãos que viveram ou vivem em situação de desfavorecimento social, que se identificam com os objetivos da organização e desejam contribuir voluntariamente para o combate à pobreza e à exclusão social.

Neste âmbito, a EAPN PT promoverá o IX Fórum Nacional de Combate à Pobreza e/ou Exclusão Social, em Lisboa, nos dias 17 e 18 de outubro, com o objetivo de refletir a temática da participação como condição para a inclusão social, promover o conhecimento e a partilha de práticas/plataformas de participação e sensibilizar a sociedade civil para a importância da participação na inclusão social de pessoas desfavorecidas, mostrando que a participação é possível e tem resultados.

Assim, em estreita colaboração com os nossos Conselhos Locais de Cidadãos, realizaremos um Seminário sobre Participação e Inclusão Social, direcionado ao público em geral, no dia 18 de Outubro, no Hotel 3K Barcelona (Lisboa) e para o qual temos muito gosto em convidá-lo/a a participar.

Conheça o programa do Seminário em anexo e envie a sua inscrição até ao próximo dia 13 de outubro para mj [dot] vicente [at] eapn [dot] pt

Atenciosamente,

Anselmo Prudêncio n [dot] beja [at] eapn [dot] pt

www.eapn.pt

Lisboa
Portugal

Chamusca - Terça 17 Outubro 2017 - Levanta-te e partilha

A comunidade escolar do agrupamento de escolas da Chamusca responde ao apelo na luta contra a pobreza com a ação "Levanta-te e partilha". Sob o lema "O que nos une é o coração" será feita um gesto coletivo.

Avª Dr. Carlos Amaro
Chamusca
Portugal