Tema para 2016
Da humilhação e da exclusão para a participação : Eliminar todas as formas de pobreza

Selecione um país para afixar o seu tema e descobrir os eventos correspondentes

Afurada - Segunda 17 Outubro 2016 - O 17 de Outubro na Afurada

Conte-nos como foi o evento

Neste bairro, muito popular e onde a vida nem sempre é fácil, há uma associação que acolhe crianças, adolescentes, jovens e adultos, para os acompanhar durante algumas horas por dia, ou algumas horas por semana. As irmãs que lançaram este acompanhamento, são ajudadas por algumas educadoras de infância e por um certo número de jovens universitários que vivem numa povoação limítrofe, menos desfavorecida que a Afurada.

A celebração do 17 de Outubro que vamos descrever foi feita com crianças de 4 a 5 anos e suas educadoras, que tinham preparado previamente a sala.

1) Estas, numa primeira etapa de sensibilização, começaram por mostrar imagens sobre o tema da grande pobreza (ainda maior do que aquela em que vivem muitas das crianças presentes) :

- pessoas vivendo na rua, mal abrigadas da chuva e do frio :

- um rapazinho diante dum frigorífico completamente vazio…

E instaurou-se um diálogo no qual os pequenitos respondiam a perguntas como : O que estará a pensar o rapazinho diante do frigorífico vazio ? Porque será que ele está vazio? O que seria possível fazer para que houvesse comida nesse frigorífico ?

2) Passou-se depois para o resto do mundo, também com fotos e diálogos do mesmo tipo.

3) E o que é que nós podemos fazer, nós, crianças ? Como ajudar :

- na sala de aula ?

- nas nossas casas ?

- na rua ?

4) As crianças iam respondendo e iam depois carimbar as mãos num grande cartaz afixado numa parede.

5) Nos dias seguintes irão escrever pouco a pouco algumas das ideias que foram surgindo no cartaz.

Descrição do evento

A celebração do 17 de Outubro  com crianças...

Afurada
Portugal

Beja - Segunda 17 Outubro 2016 - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

PELO COMBATE À POBREZA E À EXCLUSÃO SOCIAL
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
17 de Outubro de 2016 (15 h)
Beja
Auditório da Escola Superior de Educação
WORKSHOP
UM OLHAR SOBRE O DISTRITO DE BEJA
15:00 – Sessão de Abertura
Núcleo de Beja da EAPN Portugal
Centro Distrital da Segurança Social de Beja
Instituto Politécnico de Beja
Câmara Municipal de Beja
Instituto Emprego e Formação Profissional
15:20 – Apresentação dos estudos de caraterização do Distrito de Beja
- Fotografia à la minute do Distrito de Beja
- BI Distrital
16:00 – Mesa Redonda
Câmara Municipal de Beja – Vitor Picado
Centro de Estudos em Serviço Social e Desenvolvimento Local do Instituto Politécnico de Beja - Miguel Bento
Centro Distrital de Segurança Social de Beja – Helena Barreto
Instituo Emprego e Formação Profissional de Beja – Fernando Romba
17.30 - Encerramento

Fotografia à la minute do Distrito de Beja
Com a publicação deste documento “FOTOGRAFIA À LA MINUTE DO DISTRITO DE BEJA”, pretende o núcleo de Beja da EAPN, que a mesma seja um “retrato” fiel que nos permita compreender processos de mudança em curso nesta nossa região, principais ameaças e oportunidades. A crueldade dos números recolhidos em Março de 2015 falam por si, sendo que um dos maiores dramas com que nos deparamos, é o da baixa natalidade, e do envelhecimento das populações.
BI Distrital
Este documento visa apresentar, sinteticamente, indicadores estatísticos relativos aos rendimentos, educação, mercado de trabalho, saúde, habitação, justiça, segurança e demografia do Distrito de Beja. Esta análise implicou a sistematização dos dados estatísticos mais recentes a nível distrital, disponibilizados através das plataformas de vários organismos oficiais como o INE (Instituto Nacional de Estatística) CENSOS 2011 e dados da Segurança Social.

Beja
Portugal

Lisboa - Terça 18 Outubro 2016 - debate cujo tema será: “Luta contra a Pobreza e a exclusão social: por uma estratégia nacional”

É com o maior prazer que anunciamos a realização do VIII Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que terá lugar no dia 18 de Outubro, na Sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa, e pretendemos que seja o ponto de encontro entre cidadãos em situação de pobreza e/ou exclusão social, ONG’s e partidos políticos e um marco importante no projeto de governação democrática.

A realização de Fóruns Nacionais de Combate à Pobreza e/ou exclusão socia dinamizado pela EAPN Portugal tem tido por finalidade, suscitar o debate interno e a reflexão crítica por parte dos cidadãos que se encontram numa situação de vulnerabilidade relativamente a algumas temáticas que influenciam a sua cidadania ativa e que coloca muitas vezes em causa os direitos fundamentais dos cidadãos e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Este desígnio encontra-se na génese fundacional e na filosofia de atuação da EAPN Portugal, cuja máxima é: (“Dar voz às pessoas que normalmente não a têm, em quase nenhuma circunstância”) e tem vindo a materializar-se através da promoção e desenvolvimento de movimentos de cidadania, quer a nível distrital – fomentando e desenvolvendo grupos locais de pessoas em situação de pobreza – quer a nível nacional, com a constituição do Conselho Nacional de Cidadãos, e ainda a nível europeu, com a participação no Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza e de Exclusão Social.

Por ocasião de uma data fundamental como o 17 de outubro e com a presença de representantes destes grupos de cidadãos na Sala do Senado da Assembleia da República, a EAPN Portugal propõe-se organizar um debate cujo tema será: “Luta contra a Pobreza e a exclusão social: por uma estratégia nacional” , onde serão ouvidos e interpelados os partidos políticos com assento parlamentar.

Seria para nós uma honra poder contar com a sua participação neste encontro. O evento decorrerá  na Sala do Senado, na Assembleia da República,  no dia 18 de outubro, entre as 15h e as 17h30.

Assembleia da República Sala do Senado
Lisboa
Portugal

Lisboa - Segunda 17 Outubro 2016 - No dia 17 de OUTUBRO de 2016, em LISBOA

A EAPN Portugal, enquanto instituição de solidariedade social de âmbito nacional, constituída por mais de 1400 instituições e pessoas em nome individual que atuam no campo da luta contra a pobreza, sempre defendeu e tem procurado influenciar positivamente, um entendimento da pobreza e das suas causas que não se confunda com uma mera fatalidade ou consequência de comportamentos individuais, mas como uma violação de direitos humanos fundamentais, criada pelo funcionamento de um determinado sistema económico e social injusto, fruto de escolhas políticas.

A Europa está hoje confrontada com grandes desafios socioeconómicos que afetam significativamente o seu futuro. Estes incluem: crescentes interdependências culturais e económicas, envelhecimento e mudanças demográficas, exclusão social e pobreza, integração e desintegração, desigualdades e fluxos migratórios, um decrescente sentido de confiança nas instituições democráticas e entre cidadãos dentro e entre cada país.

Por sua vez, Portugal viveu recentemente uma das suas piores crises das últimas décadas, a estagnação prolongada e a crise económica, bem como o crescimento das desigualdades sociais agravadas por sucessivas políticas de austeridade em resposta à crise, colocam-nos perante grandes desafios futuros, nomeadamente, o desafio do crescimento económico e a sua importância na distribuição do rendimento na economia e as suas importantes implicações na criação de uma sociedade de iguais oportunidade para todos.

Neste sentido, a EAPN Portugal no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza vai realizar  um debate com um conjunto de economistas para reflectir sobre a realidade portuguesa,  os principais desafios societais atuais, os modelos macroeconómicos recentes e a sua (in) capacidade de dar resposta a esses mesmos desafios, bem como identificar soluções e propostas que alarguem o leque de alternativas a considerar no debate público. O foco do debate deverá ser o entendimento e promoção ou implementação dos mecanismos para promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo; de organizações, práticas e políticas de confiança, necessárias para construir sociedades resilientes, inclusivas, participativas, abertas e criativas, em particular tendo em consideração as migrações, a integração e as alterações demográficas.

Seria para nós uma honra poder contar com a sua participação neste encontro. O evento decorrerá  no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, entre as 14:30h e as 17 horas.

Com os meus melhores cumprimentos,

Sandra Faria Araújo

Diretora Executiva

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza

sandra [dot] araujo [at] eapn [dot] pt

www.eapn.pt

Lisboa
Portugal

Porto - Segunda 17 Outubro 2016 - Projeto para celebrar o 17 de Outubro :

Para assinalar os seus 25 anos, a EAPN Portugal está a preparar diversas iniciativas, incluindo uma conferência sobre modelos económicos alternativos a 17 de outubro. Prepara igualmente um fórum nacional com pessoas em situação de pobreza, a 18 e 19 de outubro, um debate sobre a estratégia nacional de combate à pobreza, em novembro, e o lançamento de um livro biográfico da rede, em dezembro.  

Rua de Costa Cabral, 2368
Porto
Portugal