Tema para 2019
Acting together to empower children, their families and communities to end poverty

On this page you will find:

  • Testimonies: messages from people living in extreme poverty,...
  • Presentation: the meaning of the Day, its spirit,...
  • Highlights: activities, messages, significant gestures,...
  • Contactem-nos: for any question related to October 17.
  • Toolbox: poster, concept note, documents of reference, videos,...

Selecione um país para ver o que aconteceu nos anos anteriores

São Vicente - Sábado 17 Outubro 2015 - PROGRAMA COMEMORATIVA DO DIA 17 DE OUTUBRO – DIA DA ERRADICAÇÃO DA POBRBREZA NO MUNDO

Conte-nos como foi o evento

O dia 17 de Outubro este ano foi comemorado com muitas actividades alusiva a data no sentido de sensibilizar as crianças e famílias sobre a problemática da pobreza no mundo, bem como o papel da educação e das organizações  da sociedade civil no empoderamento das populações.

Segue em anexe o programa comemorativa bem como foto de algumas actividades...

José Lopes Fortes
 

Descrição do evento

CONVITE

Caros Pais e Encarregados de Educação e famílias, o Conselho Directivo do Centro de Desenvolvimento Juvenil e Social “Novos Amigos” têm a honra de convidar a V/Excia, a participar nas actividades comemorativas do dia 17 de Outubro “Dia da Erradicação da Pobreza no Mundo que se realiza no dia 17 de Outubro (Sábado), pelas com inicio as 16H30mn, no espaço social do Centro “Novos Amigos” com a seguinte programação:

16H30 – Saudação de boas vindas as Famílias, pais e encarregados de educação;

16H50 – Mensagem de abertura das actividades alusiva a data, presidida pela Coordenadora do Departamento Social da FRESCOMAR (Dr.ª Sílvia Mascarenhas)

17H00 – Lançamento do projecto “Craquinha Sorridente” com assinatura do Protocolo de Cooperação com a Clínica Dentaria “Odontoclinica” para o tratamento da saúde bucal das 400 crianças beneficiários do Centro “Novos Amigos”

17H10 – Apresentação do programa diária das Crianças bem como os serviços e parceiros do Centro; (Coordenadora administrativa Jaqueline Ferreira)

17H20 – Apresentação do Tema “A importância do Centro “Novos Amigos” na erradicação da pobreza e no processo de Desenvolvimento Cognitivo da Criança” (Sociólogo/Dr. José Lopes)

17H50 – Lanche - Degustação de refeição quente servida diária as criança no Centro “Novos Amigos”

São Vicente
Cabo Verde

Viana do Castelo - Quinta 15 Outubro 2015 - RECORDAR AS VÍTIMAS DA EXTREMA POBREZA E DA DESIGUALDADE

Conte-nos como foi o evento

EAPN Viana do Castelo / Movimento Gadap (Grupo Ação Direta Anti Pobreza)

Descrição do evento

 EAPN Viana do Castelo / Movimento Gadap (Grupo Ação Direta Anti Pobreza)

15 OCTOBRE 2015 (a partir das 10h00)

RECORDAR AS VÍTIMAS DA EXTREMA POBREZA E DA DESIGUALDADE :

1) Inquérito de rua : + Igualdade, Melhor Sociedade 2) Assinaturas em Homenagem às Vítimas da Pobreza e Desigualdade

Viana do Castelo
Portugal

Cartaxo - Sexta 16 Outubro 2015 - Levanta-te e atua contra a pobreza

Conte-nos como foi o evento

No dia 16 de outubro, mais uma vez, a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo manifestou a sua sensibilidade para com os problemas sociais decorrentes da pobreza. No intervalo das 10.00h, alunos, professores e funcionários reuniram-se no pátio da escola secundária para fazer um cordão humano, um minuto de silêncio e ler com determinação o manifesto contra a pobreza enviado pela Oikos, com quem estabeleceu parceria neste gesto simbólico. Os presentes estavam unidos por uma pulseira com a inscrição “Pobreza Zero”. Para além do gesto coletivo, houve uma generosa partilha: cada pessoa foi convidada a doar entre um cêntimo e um euro para aquisição das pulseiras (valor a enviar para a Oikos) e um litro de leite para famílias carenciadas do nosso concelho, acompanhadas pelas Conferências de São Vicente de Paulo.

Numa vertente mais didático-pedagógica, foi feita uma reflexão e exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e um “mural” no qual professores e alunos redigiram o seu pensamento a partir do mote “Eu luto por…”.

Esta atividade foi dinamizada pelos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do ensino secundário, que, decorrente do estudo em curso da unidade letiva 4 (Civilização do Amor), quiseram associar-se a este movimento de sensibilização e intervenção na construção duma sociedade mais justa e fraterna.

Fica o agradecimento enorme a todos quantos participaram e um reconhecimento pelo trabalho e empenho dos alunos de EMRC.

Os professores de EMRCNo dia 16 de outubro, mais uma vez, a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo manifestou a sua sensibilidade para com os problemas sociais decorrentes da pobreza. No intervalo das 10.00h, alunos, professores e funcionários reuniram-se no pátio da escola secundária para fazer um cordão humano, um minuto de silêncio e ler com determinação o manifesto contra a pobreza enviado pela Oikos, com quem estabeleceu parceria neste gesto simbólico. Os presentes estavam unidos por uma pulseira com a inscrição “Pobreza Zero”. Para além do gesto coletivo, houve uma generosa partilha: cada pessoa foi convidada a doar entre um cêntimo e um euro para aquisição das pulseiras (valor a enviar para a Oikos) e um litro de leite para famílias carenciadas do nosso concelho, acompanhadas pelas Conferências de São Vicente de Paulo.

Numa vertente mais didático-pedagógica, foi feita uma reflexão e exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e um “mural” no qual professores e alunos redigiram o seu pensamento a partir do mote “Eu luto por…”.

Esta atividade foi dinamizada pelos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do ensino secundário, que, decorrente do estudo em curso da unidade letiva 4 (Civilização do Amor), quiseram associar-se a este movimento de sensibilização e intervenção na construção duma sociedade mais justa e fraterna.

Fica o agradecimento enorme a todos quantos participaram e um reconhecimento pelo trabalho e empenho dos alunos de EMRC.

Os professores de EMRC

Descrição do evento

No dia 16 de outubro, mais uma vez, a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo manifestou a sua sensibilidade para com os problemas sociais decorrentes da pobreza.

R. José Ribeiro da Costa
Cartaxo
Portugal

Lisboa - Sábado 17 Outubro 2015 - Campanha Pobreza Não

Conte-nos como foi o evento

A Campanha Pobreza Não inclui a produção de 5 cartazes e muppies diferentes alusivos às seguintes temáticas: combate à discriminação; envelhecimento; pobreza infantil; desemprego e desemprego juvenil.

Descrição do evento

A EAPN Portugal vai promover uma campanha de sensibilização de âmbito nacional sobre as questões da pobreza em parceria com outras organizações, através da criação de um conjunto de materiais/suportes no âmbito das comemorações do dia 17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Dando seguimento, à campanha desenvolvida no ano passado – Campanha 0% Pobreza -, pretendemos ativar a responsabilidade social de cada cidadão, bem como a responsabilidade coletiva para a necessidade de construirmos uma sociedade inclusiva, livre de pobreza e que assegure a dignidade e o respeito pelos Direitos Humanos. A Campanha Pobreza Não inclui a produção de 5 cartazes e muppies diferentes alusivos às seguintes temáticas: combate à discriminação; envelhecimento; pobreza infantil; desemprego e desemprego juvenil. Estes materiais resultam do convite a vários fotógrafos/fotojornalistas que cederam as suas fotografias nestas áreas e serão colocados em cerca de 120 concelhos do país, em parceria com as autarquias locais.

Local: Todo o país

Lisboa
Portugal

Beja - Sábado 17 Outubro 2015 - Semana Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social 10 a 19 de outubro de 2015

O Núcleo Distrital de Beja da EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza - marca uma forte presença na Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social

A presença dos Núcleos Distritais da EAPN Portugal tem sido uma constante neste blog, e como não poderia deixar de ser, as suas actividades na Semana pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social extendem-se mesmo dentro de um só concelho. Ou não fosse esta, na verdade, uma extensa rede nacional de núcleos com  a finalidade de congregar um conjunto de instituições de solidariedade social do distrito, e desenvolver conjuntamente estratégias de intervenção social, com vista a erradicar/ atenuar a pobreza e a exclusão social. É o caso do Núcleo Distrital de Beja, que em parceria alargada com outras entidades envolvidas, como por exemplo, a Rede Social de Beja, irá desenvolver um outro conjunto de actividades para além das já aqui mencionadas.

Neste caso, a Jornada da Cidadania engloba um conjunto de ações, a saber:espectáculo de magia, construção de um jardim florido, exposições de fotografias sobre a pobreza, feria do livro reutilizado, divulgação de projectos sociais, demonstração de boccia, entre outras que os parceiros poderão desenvolver.

O quê? Jornada da Cidadania Onde? Casa da Cultura em Beja Quando? 10h

Beja
Portugal