2016-2017 : Mobilização excepcional

2016 e 2017 serão dois anos especiais para quem partilha os esforços que fazem os mais excluídos para se libertarem da dura carga e da violência da miséria.

2016 deverá preparar a mobilização mundial que irá marcar 2017, um ano com duas datas significativas : o trigésimo aniversário do Dia Mundial da Erradicação da Miséria e do Apelo gravado, no dia 17 de Outubro de 1987, na Laje de Homenagem às vítimas da miséria ; e também o centenário do nascimento, a 12 de Fevereiro de 1917, do fundador do Movimento ATD Quarto Mundo, o Padre Joseph Wresinski.

Esta mobilização mundial também vos diz respeito, pois todos vocês são correspondentes e amigos do Fórum por um Mundo sem Miséria, e muitos de vocês celebram com emoção e criatividade o 17 de Outubro. O objectivo dessa mobilização é que o trabalho e empenho de cada um se ligue às raízes e ao significado do Dia, para que o “dever sagrado” da união se espalhe cada vez mais no mundo, até aos seus confins mais longínquos.

No âmbito dessa mobilização, os temas para a celebração do 17 de Outubro foram excepcionalmente previstos para dois anos. As sondagens já realizadas apontam para uma nítida preferência pelos dois temas expostos mais abaixo, que poderão no entanto ser ainda ligeiramente modificados :

-  2016 :
Da humilhação e da exclusão à participação :
Que os Direitos Humanos sejam uma realidade para todos
 
-  e para 2017 :
Responder ao Apelo do 17 de Outubro de 1987 :
Quebrar o silêncio sobre a violência da miséria


 

À luz da sua experiência, cara/o correspondente,
será que aceitaria compartilhar connosco o
que estes temas lhe inspiram ?
Comentá-los ? Contar-nos as suas reflexões a-propósito deles ?
Serão eles um reflexo daquilo que vive,
daquilo que vivem as pessoas e/ou as comunidades
com quem está em contacto?

A vossa contribuição virá enriquecer a nota explicativa que acompanha e explicita todos os anos o tema escolhido.
Desde já, muito obrigada,
A equipe do Fórum por um Mundo sem Miséria