Uma mãe com espírito de abertura faz brotar a esperança
ruwon_nepal

Rural Women's Network Nepal (Rede das Mulheres Rurais do Nepal – RUWON Nepal) é uma ONG que trabalha ativamente com mulheres, crianças e jovens para defender os seus direitos e a justiça social no Nepal. Ela apoia especialmente as mulheres das comunidades excluídas e marginalizadas.

Embora a RUWON seja uma organização recente, já conseguiu instalar um certo número de ações em várias regiões do país. Ela trabalha sobretudo no vale de Katmandu e no distrito de Sindhuli, na zona oriental do Nepal.

Uma das atividades é uma escola para alfabetizar as mulheres. Muitas delas já frequentam vários cursos, na região, de nepalês, inglês, matamática e dança, uma vez por semana, numa escola secundária local.

Dhruba, que ensina na escola de alfabetização, é também um dos fundadores da RUWON. Ele teria podido ser um professor brilhante, mas optou por se consagrar à educação das mulheres nepalesas. A sua decisão foi influenciada por sua mãe, e ele afirma : « Nunca teria podido ter sucesso nos meus estudos e na minha carreira sem o seu apoio ».

A mãe de Dhruba, uma camponesa, sabe escrever o seu nome e nada mais. Mas foi ela que incentivou o seu filho a ensinar as mulheres a ler e a escrever.

Depois de ter feito um mestrado de ciências da educação, Dhruba fundou, para as mulheres, uma escola especializada na formação pessoal e nas técnicas de animação. Apesar de seu pai nunca o ter encorajado a ensinar gratuitamente as mulheres da aldeia, sua mãe fez brotar nele a convicção de que « a educação é que muda as coisas ». Além de uma ajuda financeira, esta mãe sem instrução contribuiu grandemente para a carreira do filho.

Dhruba assumiu o compromisso de promover a educação das mães nepalesas e a ideia de que « a instrução melhora a vida ». Dado o papel essencial de cada mãe durante o crescimento dos filhos, ele está convencido de que as mães são os melhores professores.

Uma mãe com espírito de abertura pode fazer brotar a esperança para uma geração inteira de crianças nepalesas.

Dhruba G., RUWON, Nepal