STOP POBREZA : Agir Todos pela Dignidade
image-edito-pt.jpg
Carta aos Amigos do Mundo 96

Há 100 anos, em França, num campo de acolhimento para estrangeiros indesejáveis, nascia Joseph Wresinski, fundador de ATD Quarto Mundo. O seu coração de criança foi moldado pela vergonha e pela raiva de ter que sair casa ainda de noite para ganhar qualquer coisa para ajudar a família. A sua mãe legou-lhe a coragem e a cabeça erguida daqueles que se sentem olhados com desprezo. E durante toda a sua vida ele convenceu as pessoas a recusarem radicalmente a miséria.

Seguimos as suas pegadas lançando uma grande campanha pública : “STOP POBREZA : Agir Todos pela Dignidade” - um apelo à ação para que esse combate contra a miséria, que é também o vosso, recrute cada vez mais pessoas. Pedimos a todos que o assinem e que o difundam.

Os vossos entusiasmos, as vossas vitórias e a vossa experiência são contagiosos. Poderão transmiti-los escrevendo uma das 1001 histórias que estamos recolhendo.

Certas pessoas começaram já a escrever essas histórias, no Reino Unido, nas Filipinas, na República Democrática do Congo, e noutros países. Há pérolas preciosas a recolher por esse mundo fora! Como as palavras de Dona Maritza, do Guatemala, que ainda ecoam nos nossos corações : durante uma reunião com os animadores do Festival dos Saberes, ela explicou que já não vivia na miséria porque tinha deixado de ter vergonha de ser o que era e que agora já se atrevia a falar e a ir ter com outras pessoas com situações ainda mais difíceis do que a sua.

Como em Nova Iorque, onde uma jovem, voluntária no bairro em que vivia, respondeu a uma jornalista : “Cresci num bairro violento onde não havia centro social nem atividades para depois das aulas, não havia nada. Graças à biblioteca de rua, tudo começou a mudar. A rua passou a ser um lugar onde nos podíamos sentar, ler, desenhar e dar livre curso à nossa imaginação. Um lugar que era violento e passou a ser seguro. Certos jovens que antes criavam problemas, mudaram. Nunca teria sonhado que eles se tornariam nas pessoas formidáveis que hoje são.”

No dia 17 de outubro de 2017, festejaremos o trigésimo aniversário do dia mundial para a erradicação da miséria, ajudados por todos aqueles que virão juntar-se a nós.
Sentimo-nos fortes e confiantes por trilharmos convosco este caminho de empenho e engajamento.

Isabelle Pypaert Perrin,
Delegada Geral do Movimento Internacional ATD Quarto Mundo