Sementes de palavras
slide1.png

Investigação junto de 23 crianças, de 5 anos, com a intenção perceber como diferentes estratégias de animação da leitura motivam e aproximam as crianças, das histórias, leitura e dos livros.

Sementes de palavras surgiu no âmbito do Mestrado em Animação da leitura, pela E.S.E. Paula Frassinetti. Com estas "sementes" pretendo estimular a leitura por prazer, aproximando lúdicamente o seu público das histórias e dos livros. Quero quebrar barreiras e espantar medos, levando as crianças a sentir o sabor, a textura e a sonoridade das palavras.

Vou fazer investigação junto de 23 crianças, de 5 anos, com a intenção perceber como diferentes estratégias de animação da leitura motivam e aproximam as crianças, das histórias, leitura e dos livros.

A sua execução implica sessões de 50 minutos, uma vez por semana, entre Novembro e Fevereiro de 2015. Partindo da leitura da história, para e com as crianças, vou dinamizar actividades de exploração do livro (ilustração, escrita criativa, expressão dramática/musical).

O projecto será implementado no CIVAS, IPSS de Matosinhos. Instituição que tem a cargo diversas valências: creche familiar, creche, jardim de infãncia, e apoio à terceira idade. Grande parte dos seus utentes atravessam graves dificuldades económicas, devido à crise, tendo pouca disponibilidade para apoiar financeiramente este projecto. 

Para este estudo se poder diferenciar, pretendo disponibilizar a cada criança os livros que vamos trabalhar, tornando o contacto com o livro e a história mais intenso e directo. Complementarmente anseio poder  melhorar o acervo da biblioteca da sala com livros de qualidade, recomendados pelo PNL e a Casa da Leitura e adquirir material para as actividades.