Port au Prince - Haiti
photo-expo_haiti.jpg

A exposição “as cores da Carta” em Port-au-Prince (Haiti) de 19 de novembro a 5 de dezembro de 2015.

A equipe de ATD Quarto Mundo tinha escolhido quatro quadros desta exposição.

Na primeira utilização dos cartazes, no dia 21 de novembro, escolheu-se um (o das mulheres que se juntam para fazer arte com coisas atiradas ao lixo) para um encontro com pessoas vivendo numa grande pobreza : o Comité de Reunião Quarto Mundo…
O quadro escolhido foi usado como ponto de partida para a reflexão. O animador começou por pedir a cada pessoa que observasse e dissesse o que via na ilustração. Claro que foi a ideia de união que mais foi evocada. Depois o animador leu a experiência relatada. E não houve tempo para mais diálogo…

A segunda utilização foi a exposição dos cartazes, de 24 a 27 de novembro, numa sala do Hotel Plaza, onde ATD Quarto Mundo Haiti e o Centro de Protecção do Cidadão (OPC) organizavam um seminário de 4 dias sobre o tema: “ Fazer com que os Direitos Humanos sejam uma realidade para as pessoas vivendo na extrema pobreza.” Esse seminário reuniu 40 pessoas de diversas profissões e ofícios… Pediram-nos a fotocópia do texto de apresentação de um dos quadros, o de Haiti, cujo tema lhes pareceu muito credível e que encheu de orgulho os haitianos presentes (excepto algumas pessoas, todos eram haitianos). Todos os quadros foram muito contemplados e fotografados várias vezes.

A terceira utilização de 28 de novembro a 4 de dezembro foi a exposição na Casa Quarto Mundo, para ser vista em vários encontros.