Os nossos amigos do EAPN de Beja Comunicam
eapn_portugal.thumbnail_0_0.png

Família do Lado 2017

O Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) vem por este meio convidar, mais uma vez, a v/ entidade para a dinamização da iniciativa Família do Lado 2017 no vosso território. Este ano terá lugar no próximo dia 26 de novembro, em Portugal, Espanha e República Checa. Todos os encontros decorrerão, obrigatoriamente, no mesmo dia e à mesma hora, em todo o território nacional e demais países que se associam à iniciativa.

Família do Lado é uma iniciativa transnacional, que visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades migrantes e sociedade de acolhimento – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes e refugiados na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da diversidade cultural.

Para isso, uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante ou refugiada e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da Família Anfitriã, como forma de acolhimento do “Outro”. Poderá encontrar imagens de um almoço-exemplo aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=4e54g_3cQUM

Desde 2012 que Portugal é um dos países que reúne um maior número de participantes em torno da diversidade – 3402 pessoas, correspondentes a 1065 famílias (567 imigrantes e 498 autóctones), envolvendo mais de 60 nacionalidades, em 91 concelhos de Portugal. O sucesso das edições anteriores reforça a nossa convicção de que projetos suportados na interação direta entre migrantes e autóctones tornam mais rica e esclarecida a relação capaz de estabelecer pontes entre culturas, razão pela qual reforçamos o desafio à V/ participação em 2017.

Assim, e tendo em vista o envolvimento do maior número possível de concelhos, que possam conferir ao público geral a oportunidade de participação enviamos em anexo a Brochura explicativa dos 10 passos necessários à implementaçãodo projeto a nível local e as ferramentas para a sua concretização.

Sejam bem vindos/as à 6ª Edição da Família do Lado 2017!