o Dia Mundial da Justiça Social
logo-eapn.jpg

Comemorou-se no dia 20 de fevereiro, o Dia Mundial da Justiça Social. 

Criado, em 2007, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de apoiar os esforços da comunidade internacional para a erradicação da pobreza, promoção do trabalho digno, igualdade de género, bem-estar e justiça para todos.  A Justiça Social é um princípio fundamental para atingirmos a coexistência pacífica e próspera dentro e entre as nações. Apoiamos os princípios da Justiça Social quando promovemos os direitos das pessoas indígenas e dos migrantes. Promovemos a Justiça Social quando ultrapassamos e destruímos as barreiras que as pessoas enfrentam devido ao seu género idade, raça, etnicidade, religião, cultura ou deficiência.

Aproveitando a comemoração deste dia, o Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza associa-se ao Dia divulgando o trabalho realizado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) no âmbito do Projeto Escola Mundo: Educação para a Justiça Social, financiado pela Comissão Europeia e apoiado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, através do  o DVD Ação para a Justiça Social.

O DVD, destinado aos professores e alunos do 2º, 3º ciclo e Secundário, pretende ser o mote para promover o debate sobre esta temática nas escolas portuguesas. 

Composto por três capítulos de curta duração - Escravatura, Pobreza e Ação - o DVD procura sensibilizar os alunos para o problema do Tráfico de Seres Humanos (Parte 1), da Pobreza (Parte 2) e sobretudo para a importância de atuarmos na promoção de um mundo mais justo (Parte 3).

Como afirma Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas, na sua mensagem para este dia: “Trabalhemos juntos para equilibrar a economia global e construir um novo contrato social para o século XX! Mapeemos um novo trilho de desenvolvimento que conduza a uma maior justiça social e ao futuro que queremos.”

 DVD Ação para a Justiça Social disponível no Youtube: 

Parte 1 – Escravatura: http://youtu.be/8UEx3_PvhE8 

Parte 2 – Pobreza: http://youtu.be/S1PVigNWQt0 

Parte 3 – Ação: http://youtu.be/eIKNhtffQJk

Fonte: http://pt.educationforsocialjustice.org/mod/forum/discuss.php?d=109

 Atenciosamente,

Anselmo Prudêncio

Técnico do Núcleo Distrital de Beja

n [dot] beja [at] eapn [dot] pt

EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza

www.eapn.pt