O desejo de maior envolvimento e partilha
lhssd_150.jpg

Dos nossos amigos da Liga Humanitária São-Tomense para a Saúde e Desenvolvimento

Bom dia, Amigos.
Pela presente gostaríamos de saldar as nossas dívidas de não podermos ter respondido a diversas cartas que nos foram enviadas. Nos sentimos moralmente ofendidos.

A LHSSD, desde a sua criação, tem manifestado o desejo de maior envolvimento e partilha em apoios e ajudas daqueles que mais necessitam. Muitas das situações poderiam ser melhores. Infelizmente a vontade de certos homens e o orgulho cego nos leva a este mundo de miséria.
Desde a nossa criação enfrentamos tempestades difíceis, sem apoio para ajudar na mais triste situação. São pessoas doentes que vivem miseravelmente à vista de todos, são doentes oncológicos, insuficiências renais e outras patologias que requerem cuidados. Só é possível alcançar "um mundo sem miséria" através de um partilhar verdadeiramente efectivo e participativo.
A nossa experiência nos ensinou que um pouco, com vontade, se pode multiplicar e distribuir.
A LHSSD vive diariamente preocupada com estas situações. Um exemplo humilde: um doente com úlcera gigante duodenal foi abandonado pela sua instituição; um membro da LHSSD recebeu-o no seu lar durante 12 meses até o seu melhoramento e regresso à sua terra. Uma doente com tuberculose esteve retida em casa de uma pessoa de família durante 48 dias sem qualquer consulta médica; a LHSSD abraçou esta causa, obteve consultas e exames até ao seu internamento e alta hospitalar, graças à boa vontade dos seus membros.

Quanto à Luta contra as mudanças climáticas, a nossa reflexão é naturalmente o levantamento de consciências humanas; os estudiosos e cientistas já alertaram para o perigo do planeta há anos! As grandes potências sabem, mas o poder está nas mãos dos detentores das riquezas mundiais. A moralidade deveria ter lugar no ensino, devia ensinar-se a regra ambiental como factor chave para o futuro.

Esperamos reavivar os nossos compromissos de solidariedade e amizade com ATD Quart Monde.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Florêncio Barros
Presidente da LHSSD