Levantar-se para lutar pela justiça
logokawp.gif
Carta aos Amigos do Mundo 81

Krom Akphiwat Phum : trabalhar com pessoas em situação de grande pobreza

Krom colabora com as instituições locais e com as associações de moradores das aldeias. Além do apoio à organização dessas associações, Krom ajuda-as a trabalhar com o novo conselho municipal e insiste muito na participação das pessoas muito pobres nas tomadas de decisões, pondo à sua disposição certos meios que elas depois gerem sozinhas.

Levantar-se para lutar pela justiça

A organização comunitária da aldeia de Spean manifestou um profundo desacordo sobre uma questão que ameaçava a solidariedade da comunidade.

No começo de Janeiro de 2012, toda a aldeia foi submetida a uma classificação segundo as posses de cada um, em conformidade com uma medida do governo que pretendia identificar os moradores mais pobres e mais vulneráveis que assim poderiam receber um auxílio. Esta classificação foi feita em segredo por umas poucas pessoas trabalhando sob o controle das autoridades locais.

Quando o resultado dessa classificação da riqueza dos habitantes foi tornado público, houve numerosas críticas : os avaliadores foram acusados de terem cometido erros e de terem sido influenciados pelas autoridades locais. 9 famílias vivendo numa extrema pobreza não tinham sido incluídas na lista, ao passo que outras 8 mais favorecidas tinham sido escolhidas para receber auxílio.

Apoiados pelos habitantes e pelo pessoal de Krom Akphiwat Phum, os dirigentes da organização comunitária foram ver o chefe da aldeia e o chefe da Autarquia. Explicaram a situação, comparando os dados do inquérito oficial com os dados colhidos pela organização.

Após várias negociações, as autoridades locais aceitaram o protesto das famílias mais pobres e realizaram outro estudo do património de cada um com a participação dos dirigentes da organização comunitária.

O resultado final foi julgado justo e satisfatório por todos os habitantes : além das 9 famílias mais pobres que foram acrescentadas à lista, foi decidido que as 8 famílias um pouco mais favorecidas receberiam também um auxílio.

Cambodge