Fazer Arte com plásticos velhos
dessin_conserve_india.jpg

“Conserve India” foi fundada em 1998 para tentar resolver o problema cada vez mais grave do lixo em Delhi, e para lutar contra a pobreza de modo a que os catadores de lixo se assumam graças ao trabalho e a um investimento social.

“Conserve India” começou como um simples projeto de reciclagem de lixo mas depressa se adaptou para resolver o maior problema com que se debatia : que fazer com milhares de sacos de plástico que não podiam ir para uma compostagem nem ser reciclados localmente ?

Após numerosas tentativas, a equipe da “Conserve” decidiu não os reciclar, mas revalorizá-los depois de os ter limpo, secado e prensado em forma de folhas. Assim nasceu o plástico reciclado à mão (HRP : Handmade Recycled Plastic), e rapidamente surgiram variados designs para malas de mão, carteiras, calçado e cintos. O challenge era evidente : utilizar a moda para melhorar simultaneamente as condições de vida dos mais pobres e a limpeza do ambiente. Atualmente, “Conserve India” emprega e forma centenas de pessoas vindas das comunidades mais desfavorecidas de Delhi. Uma vez os sacos velhos transformados em acessórios de moda, são vendidos, e os ganhos são investidos em programas de auxílio social.

Para melhorar as infra-estruturas sociais da comunidade, “Conserve India” fundou uma escola para os filhos de seus empregados. 75 crianças frequentam essa escola que funciona graças a subsídios e donativos. Além da formação e da educação, fornecemos cuidados médicos aos empregados e a seus filhos graças a uma camionete que encaminha o material e os
serviços médicos necessários.

Para financiar os nossos programas destinados aos nossos empregados, “Conserve India” organizou uma exposição sobre a interação existente entre arte, lixo e meio ambiente. O benefício da venda das obras de arte foi utilizado para o financiamento dos programas de auxílio social.

ANITA A., ÍNDIA

www.conserveindia.org