Deixem as nossas crianças serem crianças !
louisiane_.jpg

FFLIC (Families and Friends of Louisiana’s Incarcerated Children) é uma associação animada por pais cujo objetivo é abolir a trajetória que leva da escola à cadeia e reformar o sistema judiciário infantil.

Em Nova-Orleães, há 15 anos, muitas famílias fizeram uma marcha debaixo de chuva até ao tribunal para crianças. Queriam ser os porta-vozes de mais de 2000 famílias da Luisiana que ninguém escutava. Conhecidas pelo nome de FFLIC, passaram a constituir uma força que nada poderá nunca parar.

Somos muito conhecidos, desde 2000, nas salas de reunião do governo e em outros lugares, pelo nome de "CAMISAS VERMELHAS"! Através da defesa política e das nossas ações locais, continuamos a destruir a trajetória    escola-prisão    e    já defendemos filhos de centenas de famílias. O número dos nossos aderentes tem aumentado e já formamos mais de 100 pais para que eles trabalhem para mudar as    coisas    nas    suas    próprias comunidades.

Este ano, a FFLIC celebra quinze anos de sucessos, mas há ainda muito trabalho para fazer. Há dez anos o furacão Katrina destruiu os nossos bairros e os esforços de reconstrução acentuaram, infelizmente, o racismo.

Por causa do aumento do custo de vida, do emburguesamento dos bairros e dos novos regulamentos escolares, as famílias negras perderam o controle das suas próprias vidas.

Na Luisiana, as políticas de "tolerância zero" afetam principalmente os jovens negros. Expulsos do sistema educativo, eles lançam-se por vezes em atividades que podem levá-los à prisão. Os sistemas judiciário e educativo perpetuam o racismo e a discriminação que estão profundamente enraizadas : destroem a vida de milhares das nossas crianças e excluem-nas da vida social.

A missão da FFLIC consiste em garantir uma igualdade de oportunidades para todas as crianças, especialmente para as que correm o risco de cair na delinquência. Não queremos que elas sejam absorvidas pelo sistema judiciário por terem sido rejeitadas pela escola.

Nós, os pais, podemos romper esta trajetória escola-prisão. Graças às nossas campanhas, podemos    sensibilizar    as    comunidades. Formamos e responsabilizamos outros pais, jovens e famílias que, por sua vez, com os conhecimentos e meios de ação adquiridos, poderão enfrentar as políticas de tolerância-zero.

A FFLIC sabe que as crianças não são problemas: elas têm problemas. Perante os comportamentos difíceis que elas poderão ter, devemos pôr em prática atitudes sãs e igualitárias. "Deixemos as nossas crianças serem crianças !"
GINA W. USA