Correio dos leitores
ecrire.jpg

Em 8 de abril é comemorado o Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day), que é a maior minoria étnica na Europa, perfazendo 8 milhões de pessoas. O Dia Internacional dos Ciganos foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de uma ampla campanha liderada pelo ator americano cigano Yull Briner.
Desde a sua chegada a Portugal, a população Cigana tem vivido uma realidade de rejeição, alimentada pela falta de conhecimento da sua cultura, das suas características e do seu modo de vida próprios. Embora usufruindo da cidadania no país, os Ciganos, na sua maioria, são considerados cidadãos de segunda classe, gerando, de ambas as partes, uma atitude de desconfiança com tendência a fecharem-se sobre si mesmos.

Com o intuito de converter esta situação e aproveitando esta data, convidamos todos os cidadãos a darem um passo significativo na nossa ação, saindo de uma relação de suspeita e de desconfiança e construirmos uma relação de confiança. E para superarmos esta desconfiança e as situações de discriminação precisamos de gestos concretos de solidariedade.

Os Mediadores Ciganos do Distrito de Beja
Prudêncio C.

Caros amigos
Obrigada pelas notícias e parabéns pelo vosso discreto e magnífico trabalho em prol da dignidade humana e da voz dada aos mais pobres e esquecidos destas nossas sociedades.
Continuo a acompanhar o vosso trabalho e dele procuro dar conta nos dois blogues em que escrevo : Ouvido do vento e A areia dos dias.
Saudações fraternas,
Manuela S.

Votos de uma Santa Páscoa, com Paz para o Mundo, com Esperança e muito amor.
"Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor,
Lembre-se : Se escolher o mundo ficará sem amor,
Mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo"
Albert Einstein
Com muita amizade,
Ana B.