Convite para iniciativa inédita de democracia participativa
oikos.jpg

Numa altura de incertezas políticas quanto ao futuro do país, a Oikos lança iniciativa inédita de democracia participativa, através da rede social “Airesis”, uma ferramenta de e-democracia.

A Oikos criou seis Comunidades Virtuais de Prática (CoP), orientadas para a influência de políticas públicas que contribuam para a criação de uma Estratégia Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional, em Portugal.

Esta plataforma é uma rede social aberta, especializada na promoção da democracia participativa (e-democracia), criada por programadores italianos, e adaptada pelo projeto Integrar para Alimentar para a realização das CoP e outras iniciativas de debate da sociedade civil portuguesa.

A Oikos convida então à participação de toda a população portuguesa a debater ideias e fazer propostas concretas participando numa ou mais das seis Comunidades: Acesso à Alimentação, Sistemas Alimentares Locais e Circuitos Curtos, Desperdício Alimentar, Nutrição e Saúde ao Longo do Ciclo de Vida, Qualidade, Normalização e Certificação dos Alimentos e Sustentabilidade dos Padrões de Produção e Consumo.

Para participar basta efetuar um registo simples, clicando nos links das CoP acima transcritos e no menu “Junte-se a nós” no canto superior direito. Depois de estar na Comunidade de Prática pretendida, só tem de pedir para fazer parte do grupo (ver imagem aqui) e esperar que seja aceite (no máximo poderá demorar 24h).

Após ser aceite no grupo poderá participar de várias formas: através de criação de propostas; fazer comentários às propostas existentes; participar no Fórum onde serão discutidos assuntos relacionados com o tema da CoP em questão.

Para saber mais sobre como participar nas Comunidades de Prática, aceda ao Tutorial.

Os resultados e propostas destas CoP serão apresentados numa Conferência de Alto Nível a realizar na segunda quinzena de Janeiro de 2016, e para a qual serão convidados os principais decisores políticos das seguintes áreas sectoriais: Agricultura, Ambiente, Educação, Saúde, Economia e Segurança Social.

O convite à participação nas CoP é, por maioria de razão, extensível aos deputados da Assembleia da República, mas contará com a participação de um vasto leque de atores, cidadão empenhados, académicos, agricultores, colaboradores e voluntários de ONGs e IPSS, empresas, funcionários púbicos.

Ficamos a aguardar a sua participação!

Esta iniciativa ocorre no âmbito do projeto "Integrar para Alimentar", uma iniciativa da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, em parceria com a Direção Geral de Saúde e o Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa), financiado pelo Programa Cidadania Ativa, da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Mecanismo EEA Grants.
 

Contacto para mais informações:

Ana Santana – Técnica de Projeto
ana [dot] santana [at] oikos [dot] pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 824 9737
www.oikos.pt
Siga-nos no Facebook
Subscreva a Newsletter da Oikos