Cartaz : Joseph Wresinski
joseph_wresinski_png.png

Joseph Wresinski nasceu em França no dia 12 de fevereiro de 1917. A sua infância foi marcada pela miséria e pela coragem de sua família. Foi então que se convenceu de que ninguém devia ficar sozinho perante a miséria, e que procurou ir ao encontro de todos aqueles e aquelas que são obrigados a viver em condições indignas de um ser humano. Já como padre, foi viver no meio de duzentas e cinquenta famílias de uma favela da região parisiense.

Em 1957, funda com elas o Movimento ATD Quarto Mundo. Todos unidos, põem-se em marcha para romper o silêncio que os sufocava. Atualmente o Movimento está presente em cerca de trinta países e mantém-se em contato com pessoas de mais uma centena de outros.

No dia 17 de outubro de 1987, Joseph Wresinski, rodeado por cem mil pessoas de todos os meios sociais, inaugura uma laje em honra dos mais pobres no Terreiro dos Direitos Humanos, em Paris. É o Dia Mundial da Erradicação da Miséria, reconhecido oficialmente em 1992 pelas Nações Unidas. As palavras gravadas nessa laje lançam um apelo ao mundo inteiro :

«LÁ ONDE OS HOMENS ESTÃO CONDENADOS A VIVER NA MISÉRIA,
AÍ OS DIREITOS HUMANOS SÃO VIOLADOS. UNIR-SE
PARA OS FAZER RESPEITAR É UM DEVER SAGRADO»

Hoje, por esse mundo fora, há pessoas inspiradas por este apelo e por quem o lançou, que se põem a caminho para ir ao encontro dos mais excluídos. Não deixando ninguém de lado, vão criando uma sociedade marcada pelo respeito, pela justiça e pela paz.

pdf (35M)                JW_portuguese.pdf 

pdf (5M)                 JW_pt.pdf