
Caros Amigos,
Temos o prazer de lhes enviar esta Carta aos Amigos do Mundo « especial 17 de OUTUBRO ». No dia 17 de OUTUBRO de 1987, reuniram-se 100 000 pessoas na Praça dos Direitos Humanos e do Cidadão, o Trocadéro de Paris, para responder ao Apelo à Ação lançado por Joseph Wresinski e gravado numa laje comemorativa :
No dia 17 de OUTUBRO de 1987 defensores dos direitos humanos e do cidadão de todos os países reuniram-se nesta praça. Renderam homenagem às vítimas da fome, da ignorância e da violência. Afirmaram a sua convicção de que a miséria não é fatal. Proclamaram a sua solidariedade com os que, no mundo inteiro, lutam para a destruir.
"Lá onde os homens estão condenados a viver na miséria, aí os direitos humanos são violados. Unir-se para os fazer respeitar é um dever sagrado."
Padre Joseph Wresinski
Em 2017, celebramos o 30° aniversário deste Apelo e do Dia Mundial da Recusa da Miséria, assim como o 25° aniversário do seu reconhecimento pela ONU como Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. Neste ano-aniversário, a ONU escolheu como tema do Dia :
“Responder ao Apelo do 17 de OUTUBRO para acabar com a pobreza : um caminho para nos levar à construção de sociedades pacíficas e inclusivas” (1)
Vamos dar um testemunho do nosso compromisso, comemorando o 17 de OUTUBRO, e assinando o Apelo à Ação de 2017, “para construirmos juntos um mundo de paz onde ninguém será posto de lado” (2)
A equipe de Fórum por um Mundo sem Miséria
(1) Nota explicativa : www.mundosemmiseria.org/node/6392
(2) Apelo à Ação : www.stoppoverty.org
Ler também
Veja também
- Extrema Pobreza e Direitos Humanos
- Agir para transformar
- Dia Mundial para a Erradicação da Miséria