Carta aos Amigos do Mundo - especial para o 17 de Outubro 2016
capture_decran_2016-07-14_a_17.29.25.png
Carta aos Amigos do Mundo 94

Caros Amigos,

Celebraremos em 2017 o trigésimo aniversário do apelo de Joseph Wresinski e, desde já, em outubro deste ano, vimos convidá-los para uma mobilização excepcional. Desde que, em 1992, o 17 de OUTUBRO foi reconhecido pela ONU como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, as coisas já avançaram bastante. Em setembro de 2012, o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas adotou os "Princípios Diretivos sobre a Extrema Pobreza" que reconhecem que a pobreza é uma questão de direitos e não simplesmente uma questão material. Após os Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento, demos mais um passo em frente : "O mundo lança-se numa nova e ambiciosa caminhada para que todos tenham um fu- turo digno, guiado pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável até 2030", afirmou o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-mon, no dia 17 de outubro de 2015. Este ano, o tema adotado pela ONU foi diretamente ditado por este Programa :

Da humilhação e da exclusão à participação :
Erradiquemos toda e qualquer forma de pobreza.

É como um eco das palavras de Joseph Wresinski que, no dia 17 de outubro de 1987, nos havia confiado uma grande responsabilidade : ir à procura dos mais pobres para eles serem efetivamente nossos irmãos e os nossos principais parceiros.
Nesta Carta mandamos-lhes certas passagens do Relatório do Secretário Geral das Nações Unidas (2006) sobre o impacto do Dia e alguns testemunhos que recebemos após o último 17 de OUTUBRO. Esperamos que esta Carta aos Amigos do Mundo os ajudará a celebrar e a tornar conhe- cido o 17 de OUTUBRO no lugar onde estiver.
Bons preparativos !

A equipe do Fórum por um Mundo sem Miséria