Apelo à Ação
apelo.png

Agir todos pela dignidade  ..........  Apelo à Ação

O Movimento Internacional ATD Quarto Mundo e o Comité Internacional do 17 de Outubro lançam um convite para que todos apoiem este Apelo à Ação :

Neste momento em que a humanidade tem de enfrentar desafios sem precedentes que exigem a inteligência de todos, é impossível continuar a permitir o desperdício humano que é a miséria.

A miséria é uma violência. Provoca julgamentos e humilhações, tranca as pessoas dentro do silêncio, destrói vidas. Constitui um enorme obstáculo no caminho da paz e da vida do planeta.

Mas a miséria não é uma fatalidade. Pode ser vencida como o foram a escravatura e o apartheid. Aqueles que com ela sofrem têm-lhe resistido desde sempre e o mundo de hoje precisa da inteligência com que eles o fazem. Chegou a hora de construir um mundo em que ninguém seja posto de lado. Podemos aprender uns com os outros a libertar-nos da lógica de exclusão e domínio que governam as relações humanas há tempo demais.

Pessoas de todos os meios e numerosas organizações sentem-se interpeladas pelo apelo a um compromisso militante lançado por Joseph Wresinski, fundador de ATD Quarto Mundo, no dia 17 DE OUTUBRO DE 1987, primeiro Dia Mundial da Erradicação da Miséria :

“Lá onde há homens condenados a viver na miséria,
aí os direitos humanos são violados.
Unir-se para que eles sejam respeitados é um dever sagrado.”

Este apelo é uma resposta não-violenta à violência da miséria, que fez com que populações e famílias excluídas pudessem sair do silêncio em que viviam, agindo em união com outras e fazendo com que sua voz fosse ouvida.

Desde 1987, cada vez mais pessoas de todos os meios ousam proclamar que rejeitam a miséria, mobilizam-se e agem, sozinhas ou no seio de associações. Elas mostram que a união torna possível a construção de um mundo de paz, liberto da miséria e do medo, em que cada ser humano poderá dar o melhor de si mesmo.

Também eu quero agir por esse mundo sem miséria.

(clique na imagem para assinar o Apelo no portal: stoppauvrete.org)