A DESIGUALDADE SALARIAL COLOCA EM PERIGO A COESÃO SOCIAL
cnjp.png

Para conhecimento e divulgação segue um parágrafo tirado da Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz intitulada A DESIGUALDADE SALARIAL COLOCA EM PERIGO A COESÃO SOCIAL.

Cordiais saudações

Fernando Santos José

[...]" a Comissão Nacional Justiça e Paz lembra que tudo o que se relacione com o trabalho e o emprego não pode deixar nenhum cidadão indiferente. Lutar por um trabalho digno para todos, pagar salários justos, reduzir as grandes disparidades remuneratórias, respeitar os equilíbrios entre empregadores e empregados, reduzir a precariedade do emprego e eliminar todas as formas de exploração laboral constituem objetivos que devem ser prosseguidos por todos os que ambicionam viver numa sociedade justa e pacífica. Em todo este conjunto de preocupações, o salário representa um aspeto importante, uma vez que a grande maioria dos cidadãos (com as suas famílias) dependem exclusivamente do salário que auferem. Salários demasiadamente baixos são responsáveis por níveis de pobreza intoleráveis.
Recentemente, em Portugal, foi aumentado o salário mínimo. É uma medida que vem no caminho certo, que ajuda o combate à pobreza, mas que ainda é manifestamente insuficiente."