A Associação “Novos Amigos “ do Mindelo, Cabo Verde,
novos_amigos.jpg

A Associação “Novos Amigos “ do Mindelo, Cabo Verde, tem vindo a trabalhar nas áreas da educação pré-escolar, com a criação do Centro de desenvolvimento Juvenil e Social “Novos Amigos”, nas áreas de saneamento básico, com a construção de dois complexos balneários nas zonas de Ribeira de Craquinha e Norte de Baia, no apoio a cerca de 1200 famílias, no âmbito do programa Nacional de Luta Contra a Pobreza, Segurança alimentar para algumas famílias carenciadas e apoio na educação, através de doação de materiais escolares.
Para além dessas actividades actua no âmbito de mobilização social e sensibilização, nomeadamente realização de actividades de Animação de rua, Palestras e Assembleias Comunitárias.

A Associação foi fundada a 20 de Janeiro de 1990, tem 22 anos de existência, é um parceiro activo de desenvolvimento local.
Preocupada com o fenómeno de delinquência juvenil e de violência urbana, que vem tomando proporções alarmantes através da formação de quadrilhas e grupos organizados (Gangues) desestabilizando a comunidade e instalando um clima de terror e de insegurança, a ONG “Novos Amigos” criou o Centro de Desenvolvimento Juvenil e Social «Novos Amigos».

A recuperação e integração social de minorias urbanas pobres são um processo que em primeiro lugar passa pela inserção social das crianças adolescentes e jovens. As intervenções sociais e educativas dirigidas a eles, por um lado tem que garantir o acesso aos benefícios”normais” que a sociedade prevê para todas as crianças educação pré-escolar e escolar, saúde preventiva segurança alimentar, etc. Por outro lado tem que compensar a fraqueza e agressividade do meio social em que crescem, sobretudo pela falta de cuidados, estimulo, auto estima e protecção, por vezes associados com agressões por parte dos pais e da própria comunidade.

É necessário pois, promover toda uma gama coordenada de intervenções que este projecto visa concretizar e de entre as quais, destacamos:

  • Jardim infantil especializado com horário alargado;
  • Apoio social e aconselhamento aos pais jovens e adolescentes;
  • Estudo orientado, quando na fase do ensino primário e secundário;
  • Refugio par a as crianças e mães vítimas de violência domiciliária;
  • Actividades para ocupação dos tempos livrem ou férias dos jovens e adolescentes;
  • Formação profissional, desporto e terapia ocupacional;
  • Educação para a saúde reprodutiva e vida familiar;
  • Espaço de ocupação e orientação profissional dos jovens e adolescentes;
  • Formação em novas tecnologia;
  • Animação para leitura (biblioteca);

Esperamos assim:

  • Proporcionar as mães do sul da cidade e concretamente dos bairros desfavorecidos e beneficiários deste projecto, um maior acompanhamento dos seus filhos dentro das suas comunidades. E também facilitar a colaboração dos pais e aproveitar da sensibilidade da comunidade para com os seus problemas.

ACTIVIDADES DO CENTRO “NOVOS AMIGOS”

* Oferta de Estudo orientado às Crianças, Jovens e adolescentes do Ensino Básico e Secundário;

*Acolhimento, Orientação e Encaminhamento das Crianças, Adolescentes e Mães Vitimas de Violência Doméstica; *Apadrinhamento de crianças com necessidades especiais;

*Formação Profissional aos Jovens e Adolescentes no domínio das novas Tecnologias, Artes domestica, Corte e Costura, Renda e Bordados, Guia Turísticas, Gestão de Pequenos Negócios, Carta de Condução, Cabeleireira e Carpintaria;

*Formação e Capacitação no domínio das Novas tecnologias, Gestão do Associativismo, Gestão e Elaboração de projecto do desenvolvimento;

*Semanas da juventude;

*Feiras de saúde e de informação sobre o desenvolvimento local e combate a pobreza;

*Assistência psicológica as crianças, adolescentes, jovens e mães vitimas de violência e maus-tratos;

*Oferta de serviços de aconselhamento e orientação profissional aos jovens e adolescentes.

Pretendemos ainda :
*Sugerir Oficinas e Atelier de Actividades Artística e Pedagógica, pautados no reaproveitamento de materiais, aliada a conhecimento relacionados a Educação Ambiental, Cidadania e a Elevação da Auto Estima, a fim de ocupar os seus tempos livres de uma forma sadia dos nossos Jovens e Adolescentes, sendo pois, alternativa para impedirem de se estarem expostas a situações de riscos social.

VISÃO:
Queremos ser Um “Centro de Desenvolvimento Juvenil e Social” credível, empreendedor, que se constitui numa referência Nacional nos próximos 10 anos em áreas estratégicas como, educação Pré-escolar, formação e capacitação dos recursos humanos, formação profissional, liderança associativa, mobilização social, e o empoderamento das populações para participar no desenvolvimento da Comunidade e do País de uma forma geral.

MISSÃO:
Promover a cultura local e ter uma actuação para o desenvolvimento sustentável das comunidades e grupos com quem trabalha. Os seus fins são sociais, não lucrativos e não tem carácter nem partidário, nem religioso. Promove os recursos humanos e materiais endógenos, o exercício da cidadania e participação das populações, em especial das camadas mais desfavorecidas, no processo de desenvolvimento e consequente melhoria das condições de vida.

A ONG «Novos Amigos» tem a sua sede Social na ilha de São Vicente, Cidade do Mindelo, República de Cabo Verde, Avenida do Poder Local
C.P165-A
Tel.(2382325368; (238) 2329506;ou móvel (238) 9927605
O Coordenador :
Dr. José Lopes/Sociólogo